MAIS DUAS MORTES POR DENGUE SÃO CONFIRMADAS NO PIAUÍ; NÚMERO DE ÓBITOS NO ANO TRIPLICA EM RELAÇÃO A 2023.
MAIS DUAS MORTES POR DENGUE NO PIAUÍ SÃO CONFIRMADAS POR EXAMES LABORATORIAIS, DE ACORDO COM O BOLETIM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGADO NESTA QUARTA (5).
MAIS DUAS MORTES POR DENGUE NO PIAUÍ SÃO CONFIRMADAS POR EXAMES LABORATORIAIS, DE ACORDO COM O BOLETIM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGADO NESTA QUARTA (5). AS MORTES AGORA CONFIRMADAS OCORRERAM NOS MUNICÍPIOS DE FLORIANO E BAIXA GRANDE DO RIBEIRO. ASSIM, O ESTADO REGISTRA 13 ÓBITOS POR DENGUE EM 2024.
O NÚMERO DE MORTES TRIPLICOU EM RELAÇÃO A 2023, QUANDO FORAM REGISTRADOS QUATRO ÓBITOS PELA DOENÇA. CINCO MORTES SUSPEITAS DE DENGUE AINDA ESTÃO EM INVESTIGAÇÃO. EM BAIXA GRANDE DO RIBEIRO, COM A MORTE CONFIRMADA HOJE, O MUNICÍPIO, LOCALIZADO A 580 KM DE TERESINA, PASSA A TER DOIS ÓBITOS DESDE O INÍCIO DO ANO. A PRIMEIRA MORTE FOI CONFIRMADA NO DIA 3 DE MAIO.
EM FLORIANO, A 246 KM DA CAPITAL, FOI REGISTRADO O PRIMEIRO ÓBITO. A CIDADE TEM OUTRA MORTE SUSPEITA DA DOENÇA EM INVESTIGAÇÃO.
AS CONFIRMAÇÕES OCORRERAM APÓS A DIVULGAÇÃO DOS DADOS DE ANÁLISES REALIZADAS PELO LABORATÓRIO CENTRAL DO PIAUÍ (LACEN). ESTÃO SENDO INVESTIGADAS DUAS MORTES EM BOM JESUS, QUE TEM CINCO MORTES CONFIRMADAS E É A CIDADE COM MAIOR NÚMERO DE ÓBITOS, E DUAS EM CURRAIS. EM TERESINA, FORAM CONFIRMADAS DUAS MORTES, DE UMA MÉDICA E DE SEU FILHO DE CINCO ANOS.
O BOLETIM TAMBÉM APONTA O NÚMERO DE CASOS PROVÁVEIS: DE JANEIRO ATÉ O INÍCIO DE JUNHO, FORAM REGISTRADOS 11,2 MIL CASOS, UM AUMENTO DE 50% EM RELAÇÃO AOS 7,5 MIL CASOS REGISTRADOS EM TODO O ANO DE 2023.
- MORTES CONFIRMADAS:
- BOM JESUS - 5
- TERESINA - 2
- BAIXA GRANDE DO RIBEIRO - 2
- ESPERANTINA - 1
- JOÃO COSTA - 1
- MANOEL EMÍDIO - 1
- FLORIANO - 1
- ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO:
- BOM JESUS - 2
- CURRAIS - 2
- FLORIANO - 1
- CUIDADO COM CRIADOUROS DO MOSQUITO
DENTRO DE CASA OU EM LOCAIS PÚBLICOS, É PRECISO TER CUIDADO COM LOCAIS QUE ACUMULAM ÁGUA PARADA, QUE PODEM SERVIR DE CRIADOURO PARA OS MOSQUITOS. ESGOTOS COM ÁGUA PARADA, MATOS EM CALÇADAS PRÓXIMO ÀS CASAS E LIXOS ACUMULADOS SÃO GRANDES VILÕES NO COMBATE À DOENÇA.
ATENÇÃO AOS SINTOMAS DA DOENÇA
A INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER ASSINTOMÁTICA OU APRESENTAR QUADROS LEVES EM ALGUNS CASOS. MESMO ASSIM, É MUITO IMPORTANTE QUE A POPULAÇÃO ESTEJA ATENTA AOS SINAIS, POIS A DOENÇA PODE EVOLUIR RAPIDAMENTE DE UM QUADRO LEVE PARA UM QUADRO MAIS GRAVE.
OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE SÃO FEBRE, DOR NO CORPO E NAS ARTICULAÇÕES, DOR ATRÁS DOS OLHOS, MAL-ESTAR, FALTA DE APETITE, DOR DE CABEÇA, MANCHAS VERMELHAS NO CORPO, DOR ABDOMINAL INTENSA, VÔMITOS, LETARGIA OU IRRITABILIDADE.
- TRATAMENTO
CASO SEJA IDENTIFICADO ALGUM SINTOMA DA DOENÇA, A RECOMENDAÇÃO É PROCURAR UMA UNIDADE DE SAÚDE PARA REALIZAR TODOS OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS. O MÉDICO IDENTIFICARÁ OS SINAIS A PARTIR DE UMA AVALIAÇÃO COM O PACIENTE E SEGUIRÁ O PROTOCOLO OFICIAL, QUE PODE INCLUIR EXAMES LABORATORIAIS.
PARA OS CASOS LEVES, A RECOMENDAÇÃO É REPOUSO, HIDRATAÇÃO (INGESTÃO DE LÍQUIDOS), ADMINISTRAÇÃO DE PARACETAMOL OU DIPIRONA EM CASO DE DOR OU FEBRE, E NÃO ADMINISTRAR ÁCIDO ACETILSALICÍLICO. NA MAIORIA DOS CASOS, HÁ CURA ESPONTÂNEA EM ATÉ 10 DIAS.
É MUITO IMPORTANTE RETORNAR IMEDIATAMENTE AO SERVIÇO DE SAÚDE EM CASO DE SINAIS DE ALARME (DOR ABDOMINAL INTENSA E CONTÍNUA, NÁUSEAS, VÔMITOS PERSISTENTES E SANGRAMENTO DE MUCOSAS). O PROTOCOLO SUGERE A INTERNAÇÃO DO PACIENTE PARA O MANEJO CLÍNICO ADEQUADO.
- VACINA CONTRA A DENGUE
A CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A DENGUE ESTÁ ACONTECENDO EM 52 CIDADES DO PIAUÍ, SENDO 31 NO TERRITÓRIO ENTRE-RIOS E 21 NO TERRITÓRIO CHAPADA DAS MANGABEIRAS. A VACINAÇÃO TEM COMO PÚBLICO-ALVO CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENTRE 10 E 14 ANOS, FAIXA ETÁRIA QUE CONCENTRA O MAIOR NÚMERO DE HOSPITALIZAÇÕES POR DENGUE.
Fonte: Cidade Verde.Com