OS PREÇOS DOS ALIMENTOS SUBIRAM, DIZEM 79% DOS BRASILEIROS AO IPEC.
A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril, abrangendo 129 cidades.
22/04/2024 09:37
| Atualizado há 9 meses atrás
Uma recente pesquisa do Ipec, divulgada neste domingo (21), revelou que 79% dos brasileiros percebem um aumento no preço dos alimentos nos últimos meses. Segundo o estudo, 9% dos entrevistados sentem que houve uma redução nos preços, enquanto 11% notam estabilidade nos valores. Apenas 1% dos participantes não souberam responder ou optaram por não responder.
A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril, abrangendo 129 cidades. Possui uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Os pesquisadores também exploraram expectativas para os próximos meses, onde 64% dos entrevistados preveem novos aumentos nos preços dos alimentos, 15% acreditam em uma diminuição e 18% esperam que os preços se mantenham estáveis. Incertezas foram expressas por 3% dos participantes.
Além disso, a pesquisa abordou questões relacionadas aos custos de combustível. Nos últimos meses, 61% dos brasileiros acham que encher o tanque ficou mais caro, 21% veem os preços como inalterados e 11% sentem uma redução nos custos. Para o futuro, 63% esperam que os combustíveis fiquem mais caros, 10% preveem uma queda nos preços, e 22% acreditam que os custos permanecerão os mesmos. A pesquisa mostrou que 5% não têm uma opinião formada ou preferiram não responder.
No que diz respeito às contas de consumo, como água, luz e gás, 76% dos entrevistados relataram aumento nos últimos meses. Apenas 5% observaram uma diminuição nos valores, enquanto 18% não notaram alterações. Para o futuro, 64% dos entrevistados esperam aumentos nessas contas, enquanto 11% esperam quedas nos preços, com 4% indecisos ou sem resposta.
Fonte: CNN