cover
Tocando Agora:

O PRESIDENTE JAVIER MILEI COMEMORA 1º TRIMESTRE DE SUPERÁVIT FINANCEIRO NA ARGENTINA DESDE 2008.

Milei destacou a importância desse resultado fiscal, considerando-o um marco significativo para a Argentina, especialmente diante dos desafios econômicos herdados por sua administração.

O PRESIDENTE JAVIER MILEI COMEMORA 1º TRIMESTRE DE SUPERÁVIT FINANCEIRO NA ARGENTINA DESDE 2008.
Presidente eleito da Argentina Javier Milei discursa em Buenos Aires 19/11/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

Na segunda-feira (22), o presidente da Argentina, Javier Milei, declarou que o país alcançou seu terceiro superávit fiscal consecutivo. Em um discurso à nação, Milei informou que o superávit financeiro em março foi de aproximadamente 275 bilhões de pesos, correspondendo a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) argentino no período, marcando o primeiro superávit trimestral desde 2008.

Milei destacou a importância desse resultado fiscal, considerando-o um marco significativo para a Argentina, especialmente diante dos desafios econômicos herdados por sua administração. “Este superávit fiscal, mais do que uma simples medida técnica, representa o ponto de partida fundamental para erradicarmos o problema crônico da inflação na Argentina”, afirmou o presidente.

Este anúncio ocorre em um contexto de desaceleração da inflação, que registrou uma queda para 11% em março, após ter alcançado 13,2% em fevereiro e 25,5% em dezembro. Apesar da redução recente, a inflação nos últimos 12 meses ainda apresenta uma tendência de alta, alcançando 287,9%, o maior índice em várias décadas.

Fonte: CNN