AGÊNCIAS DE INTELIGÊNCIA AFIRMAM QUE RÚSSIA PLANEJA ATAQUE POR TODA A EUROPA.
Agências de inteligência europeias alertam para possíveis planos da Rússia de realizar atos de sabotagem violentos em países do continente.
Agências de inteligência europeias alertam para possíveis planos da Rússia de realizar atos de sabotagem violentos em países do continente. Segundo o jornal Financial Times, os planos incluem explosões e destruição de infraestrutura, com potencial de causar baixas civis. Essas ações representariam uma escalada no conflito entre a Rússia e países da Europa Ocidental, após a invasão da Ucrânia e exercícios militares russos em resposta a possíveis intervenções da Otan no território ucraniano.
A Alemanha já deteve dois suspeitos de espionagem para a Rússia, acusados de planejar ataques de sabotagem, incluindo contra unidades militares dos Estados Unidos no país. Países como Estônia, Suécia e Reino Unido investigam atos criminosos contra infraestrutura, veículos oficiais e remessas de ajuda para a Ucrânia, suspeitando de envolvimento direto de agentes russos.
++
Especialistas em inteligência acreditam que o objetivo da Rússia é sobrecarregar os serviços de segurança da Otan com sabotagens, campanhas fraudulentas e ataques cibernéticos, possivelmente como preparação para futuras ações mais severas. O Kremlin, segundo relatórios, estaria usando imigrantes russos e grupos mafiosos como agentes de espionagem, buscando evitar o envolvimento direto de agentes profissionais em suas operações.
Fonte: MSN